Da mesma forma que a demanda de compra e venda na internet aumenta de forma absurdamente rápida, as caloteiras e pessoas de má fé vão surgindo em grande quantidade também.
Os planos para calotear as pessoas estão cada vez mais elaborados: desde tirar fotos desfocadas fazendo o produto amenizar na qualidade, fotos falsas, etiquetas falsas e por aí vai. Em caso de trocar a pessoa combina e não cumpre a parte dela enviando o seu produto.
O código de rastreio dos Correios pode ser forjado ou a pessoa dá qualquer um que não se modifica, alegando que o site dos Correios ainda não atualizou a postagem. A criatividade é imensa pra ser 171!
O que me assusta é que as pessoas conseguem ter uma mente fértil quando é pra fazer o mal, mas lhes falta para bolar algo em favor do bem.
Regras básicas e obrigatórias:
– NUNCA deposite algum valor na conta de uma pessoa desconhecida que não tenha uma reputação real na internet contendo recomendações e depoimentos de não-fakes.
– Investigue o perfil, os recados, as pessoas que estão adicionadas à essa pessoa.
– Faça muitas perguntas! Se demorar para responder é mal sinal. Se conseguir, tente conversar com um dos clientes.
– Peça número de telefone fixo. Ligue e teste para ver se realmente é de algum local verdadeiro.
– Em caso de grande suspeita, peça o CPF (ou CNPJ) na cara e na coragem. E confira no site da Receita Federal.
– Se a pessoa usa um perfil com nome de loja, procure descobrir o perfil pessoal. Tenha certeza de que é realmente a pessoa e não um perfil aleatório ou fake.
Depois de pesquisar bastante e ter certeza, aí sim faça sua compra. Se ainda tiver algum receio, NÃO COMPRE. O grande problema é que muitas meninas são consumistas irracionais e acabam se deixando levar, não faça isso.
Mesmo assim levou um calote brabo?
Não perca tempo, mobilize suas amigas e bote a boca no trombone! Se foi de uma loja, faça uma reclamação no Reclame Aqui que sempre dá bons resultados. Se for uma pessoa física, procure amigos da mesma cidade no perfil pessoal e peça que entrem em contato com a pessoa, encha o saco dela e da família se for preciso. Faça o que tiver que fazer, sem atacar a pessoa de forma que te faça perder o direito de justiça.
Nada do que você fez deu resultado? Então corra urgente na delegacia e faça um B.O (boletim de ocorrência).
Não arrisque, mesmo se o valor for pequeno. Isso vale para produtos abaixo do preço que podem ainda ser roubados. Desconfie se tiver barato demais.
Boa Sorte!
Muito boa as dicas =DEssa do CPF nunca pensei antes ;D
então, mary. nada é 100%, né? a gente nunca sabe. só podemos confiar nos amigos.colega hoje em dia dá cano tb. como comentei sobre o caso com a ana elisa.que aliás, amiga, eu ainda tenho esperança por causa do e-mail que você enviou pra fernanda hoje.oi rafinha! =Dpois é. ela tb me convidou muito. eu pensei em entrar. imagina se essa menina me tira. seria o inferno na terra. que nem eu falei, a coisa tá aumentando MESMO e cada vez mais elaborado.oi gaby! seja bem vinda. =)eu recomendo que o melhor a fazer é não entrar em grupo de trocas de pessoas aleatórias. se for entrar, que seja um grupo de amigas. eu recomendo o FLICKRETES. só menina foda e caprichosa.volte sempre! =D
Adorei o seu blog. Estou lendo de cabo a rabo :PTenho visto tanto barraco no flickr que estou ficando aflita, haha, sério. Entrei em duas troquinhas mas acho que não vou participar de mais nenhuma depois dessas.Bem, de qualquer forma, são ótimas as suas dicas!Beijos,Gabriela.
Rapaz, e o pior é que a coisa tá se alastrando… eu fico chocada com isso tudo, sério, eu cresci com minha mãe dizendo que é feio mentir e roubar. Esse povo não tem mãe, não?! Por pouco eu não entro nessa maldita troca que a Ana levou o calote. A tal da Fer Cipriani me convidou, quando eu me inscrevi, a estúpida disse que eu não poderia participar pq não tinha blog. Me livrei de uma, obrigada Fer Cipriani! Beijos doces pra vc, Má!
Mas quem é uma pessoa dita conhecida? Vc se relaciona por dia e não conhece pessoalmente NINGUÉM! Vai que do nada alguém resolve te enganar??
Eu gostei muito das dicas que vc deu… Eu nunca tinha pensado na idéia do CPF. Muito bem observado. Eu já passei por coisas do gênero, em relacão à trocas ¬¬. Recebi trapos, sendo que mandei coisas praticamente novas. O meu erro foi não ter levado isso a publico, mesmo sabendo que outras pessoas tbm foram lesadas pela mesma pessoinha e tal. Pois não queria barraco sabe?! Mas se houver uma próxima vez assim, seja calote ou uma troca feia, não vou hesitar. Beijooss
É, fia! Tá duro aqui. Pior que nem sei mais o que fazer, porque não tenho o telefone dela.Mas tenho o endereço.Podia mandar um rato morto pra ela!IOAHAIOIEHIOEHOIA