Dicas para ter pés bem cuidados

A gente sempre foca nos cuidados do rosto, do cabelo, do corpo e acaba se esquecendo dos nosso queridos pés. Os coitados muitas vezes são abandonados e quando lembrados, já estão pedindo socorro.

É importante dar aquela atenção para eles que nos levam aos lugares, aguentam o peso do nosso corpo e os exageros dos saltos altos e longas caminhadas.

Vou confessar que tenho horror à pé mal cuidado. É feio demais ver um calcanhar rachado, todo ressecado. Não entendo como deixam chegar nessa situação. Passa uma péssima impressão, é desagradável. Tudo é questão de hábito, não pode esquecer de sempre estar cuidando.

Separei algumas dicas que eu sigo para deixar os pés beeem macios e lisinhos, igual de bebê!

Limpeza e Esfoliação

A primeira coisa a fazer é deixar os pés de molho. Temos que amolecer a pele para poder remover as células mortas, as calosidades e peles ressecadas.
É um ótimo momento para dar aquela parada, relaxar e passar um tempinho cuidando de si mesma.

Encha uma tigela grande com água morna. Adicione um pouco do seu óleo de massagem preferido (jogue um pouco na água e dê uma misturadinha) ou sais de banho. Mergulhe os pés por 10 minutos.
Quanto mais rachados e calejados os pés estiverem, mais tempo precisa deixar.
Se você quiser, coloque pedrinhas daquelas arredondadas no fundo da tigela para estimular a circulação.

Dica: Adicionar um quarto de xícara de leite juntamente com o óleo de massagem na água, faz a pele morta se soltar com maior facilidade por causa do ácido lático do leite.

Retire os pés da tigela e dê uma lixadinha usando lixa para pés ou pedra-pome, depois aplique um creme esfoliante (também pode ser açúcar cristal) em todo as partes dos pés.
Capriche nos lugares mais ressecados, se o pé ficar vermelho, chegou a hora de parar. Cuidado com as áreas machucadas para não ferir. Melhor deixar sem mexer até cicatrizar.

Cuidados no dia a dia

Durante o banho, não podemos esquecer de ensaboar os pés. Nem todas as mulheres tem o hábito de lixar o calcanhar e passar esponja nos pés durante o banho. Eu tenho desde que me conheço por gente e meus pés parecem de criança, sério.

Sempre tenho uma esponja mais grossinha (pode ser esponja vegetal) exclusiva para os pés. Fazendo isso todos os dias, os pés ficam limpinhos e conservados.

Depois de remover todas as células mortas, as calosidades das áreas necessitadas, já vai dar para notar uma boa diferença.

Hidratação

Agora os pés precisam descansar. Seque-os bem para evitar micose e comece a hidratá-los. É bom usar um creme hidratante próprio para os pés, que absorva rapidamente, para não ficar escorregando quando for andar. Se não tiver, pode usar um hidratante comum de sua preferência.

Pronto! Agora os pés estão bonitos e saudáveis!

Se você tiver tempo, pode fazer uma massagem bem fácil e relaxante para estimular a circulação, vamos tentar?

Massagem

Apoie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você.
Espalhe creme hidratante diretamente na sola ou nas mãos.
Usando os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e profundos.
Comece na região logo atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar. Concentre-se em áreas pequenas. Quando tiver terminado a sola, vire o pé e massageie o peito, ainda usando os polegares. Novamente, trabalhe em pequenas áreas e massageie todo o peito do pé.

Embora a rotina acima proporcione uma boa massagem, aqui vão algumas dicas que aumentarão ainda mais a circulação e darão a seus pés uma sensação de formigamento:

– Aperte toda a lateral externa do pé.

– Bata levemente nas solas com as costas da mão ou com a mão fechada; faça isso ao longo da sola.

– Use as duas mãos para virar o pé em direções contrárias, torcendo-o como se fosse uma esponja.

Se algum lugar do pé estiver tenso e doer, em vez de massageá-lo, apenas pressione firme no local com os polegares, mantenha alguns segundos e solte.

Crédito massagem: Como tudo funciona

Produtos para os pés

Existem no mercado diversos produtos especialmente desenvolvidos para os pés. Separei alguns que já usei e gostei e outros que gostaria de experimentar.

Para hidratar:
HomeoPast Creme de Hidratação
Granado Manteiga Emoliente Pink
Creme de Pés Karité L’occitane
Nativa SPA Creme para Pés Nutritivo Açaí
La Roche-Posay Lipikar Podologics

Para esfoliar:
Creme Esfoliante Pés Natura Ekos Castanha
Hesfoliant – com argila branca e casca de nozes
Granado Pink Esfoliante de Pedra Pomes

É isso! Ficam as dicas de cuidados para que os pés fiquem sempre bonitos, cheirosos e agradáveis.
Espero que tenha gostado 🙂

Beijos!

4 Comentários

  1. Oi Mari…
    Eu não fixo meu pé não… Alguém me disse que quanto mais lixar, mais grosso vai ficando.
    Vou aderir ao esfoliante, que ainda não tenho =(
    Adorei as dicas!
    Beijos

  2. Pingback: Mari Velloso
  3. Mari, eu geralmente ponho os pés na águam morna, com sabonete mesmo e depois lixo (mas gostei da ideia do óleo, vou aderir). Isso já dá um bom resultado. E o hidratante que uso é um bem baratinho, da Avon: Foot Works – Creme de hidratação profunda para pés extra secos. Meus pés nem são extra secos, mas gosto do creme por ser baratinho e ter uma consistência firme.

Deixe seu comentário sobre o assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *