Montando Kit Básico de Maquiagem

Quem ainda não está habituada a se maquiar e quer começar, acaba ficando meio perdida sem saber em quais produtos investir. Então, resolvi fazer esse pequeno guia para mostrar como é tranquilo montar um kit de make com apenas itens fundamentais, que usados juntos dão uma grande diferença no rosto.

Adoro maquiagem e comecei usando batom quando era criança. Eu tinha uma cisma que meus lábios eram escuros e com batom me sentia mais bonita. Tinha uma coleção e essa paixão se estende até hoje!
Aí com o passar do tempo, fui experimentando uma sombra, blush, pó compacto, base, na maioria das vezes em ocasiões especiais, tipo festa.

Minha pele sempre foi relativamente boa. Não sofri com espinhas na adolescência (hoje em dia que aparece espinha, vai entender), ao contrário da minha irmã, que tinha em abundância e para disfarçar começou a usar base/corretivo. Isso me influenciou e aí comecei a usar também.

Foi aí que descobri que a maquiagem também podia me ajudar a parecer menos cansada (impressão causada pelas olheiras profundas). E foi assim que peguei gosto e me maquio para todo lugar que vou!

Contei minha história agora é o momento de dar as dicas!

Preparação da pele

A primeira coisa a se fazer é igualar a tonalidade da pele. Em volta do nariz é mais vermelhinho, ao redor da boca mais clarinho e tal. Com a base, tudo vai ficar na mesma cor.
Se a pele é boa, ou seja, não tem cicatriz nem muitas manchas, então a base pode ser de baixa ou média cobertura.

Às vezes em dia de muito calor (estamos falando do Rio de Janeiro, aqui o bicho pega) eu não uso base porque não adianta, vai derreter e ainda me causar espinha (mesmo sendo oil free).
Então, apelo apenas para o pó compacto (ou pó que tem função de base) para segurar o brilho. Vai de cada uma!

Recomendo uma base líquida das baratinhas para começar. Vá até uma loja, experimente, peça ajuda à alguma vendedora para escolher a cor mais ideal. Teste sempre na “borda” do rosto. Se a base sumir, essa é a cor apropriada.

Na hora de usar, coloque uma bolinha de produto no dorso da mão e com um pincel apropriado, vá pegando e aplicando em todo o rosto, pescoço e colo (se achar que precisa. Eu só aplico no rosto e um pedaço do pescoço).

Líquidas e cremosas

A função do corretivo é fazer desaparecer aquela manchinha, cicatriz chata, que ficou no rosto. Cada pessoa se adapta com um tipo de textura de corretivo diferente. Vai muito também do tipo de pele: as que tem pele oleosa devem preferir um corretivo mais consistente (com acabamento mate), as com pele seca podem usar o líquidos.

Corretivo não serve apenas para disfarçar manchas, mas também para melhorar a aparência das olheiras (para quem tem, assim como eu).

Como minhas olheiras são bem escuras (tendência familiar), uso corretivo amarelo e corretivo com cor por cima. Dizem sempre para escolher uma cor mais clara que o seu tom de pele, bom, eu sigo essa dica.

Líquidos, cremosos e em bastão

O pó compacto dá aquela finalizada básica. Ele ajuda a segurar toda a make por mais tempo impedindo que a oleosidade estrague tudo. Tem que ter cuidado para não passar muito se não fica com aparência de “cimento”.

Na hora de escolher a cor, pegue uma igual à da base, não tem segredo.

Pode ter o tom puxado para o marrom, amarelo ou rosa

Olhos

O olhar, ha, o olhar… Parte mais importante do rosto para muitos.
Nada como uma máscara para ressaltar belos olhos.

Escolha um rímel preto, com aplicador mais tradicional ou com aquela funcionalidade que você precise. Por exemplo, se os cílios são bem caídos e você quer curvar, compre aquela máscara com aplicador curvadinho. Se quiser engrossar, compre aquele mais gorducho (tipo colossal da maybelline, bom e barato).

Vá no espelho e passe de baixo para cima. Espere secar e aplique a segunda camada. Mais do que isso eu não gosto, acho que começa a empelotar e fica exagerado demais. Mas vai de cada uma, em mim não fica legal.

Teste os tipos de aplicadores

Bochechas

A pele está toda perfeita, os olhos poderosos, agora vamos dar um ar de saúde à pele.

Um blush bem usado faz a pessoa parecer coradinha naturalmente. Tem que ter cuidado, nada de exagerar, se não fica parecendo que levou uma chinelada na cara! O segredo é esfumar beeem com um pincel macio.

Na frente do espelho, sugue a bochecha, aplique o blush na parte de cima daquela que ficou afundada. Deu para entender? Nada de fazer bolinha na maçã do rosto. Sempre passe pra cima, levando o pincel na direção das orelhas.

Diversas opções você encontra no mercado

Boca

Agora chegou a hora do batom para dar aquela colorida aos lábios. Rosinha, nude, coral… são muitas opções, veja a que você mais gosta. Lembre-se de usar um batom que não brigue com o blush. Na dúvida, vá de nude mesmo.

Sempre presentes pela sua praticidade

Pronto!
Um kit básico e ao mesmo tempo completo. Claro que você poderia ter aplicado um primer antes de tudo, uma sombra, um lápis para contornar e um spray para fazer a make durar mais.
Com o tempo a pessoa vai incrementando, vendo as marcas de maquiagem que gosta, investindo mais dinheiro nisso (cuidado que vicia!).

Espero que tenha gostado do post, fiz com carinho 🙂
Se tiver alguma dúvida, estou aqui para responder. Gostaria muito de saber a sua história com a maquiagem, se já usa faz tempo, se pretende começar, etc.

Beijos!

5 Comentários

  1. Querida…o que precisa ser de confiança neste caso são os produtos q vc vai escolher para compor sua necessaire..bjs

Deixe seu comentário sobre o assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *