Dica de passeio: Convento da Penha em Vila Velha

Para quem está pensando nas férias e pretende passear pelo estado do Espírito Santo, fica a dica de um lugar que não pode faltar na lista. O Convento Nossa Senhora da Penha, localizado em Vila Velha, possui a vista mais linda da cidade e também de Vitória. Patrimônio histórico e religioso, foi fundado em 1558 pelo Frei Pedro Palácios. Local de muita fé, cercado pela Mata Atlântica, recebe turistas de vários lugares.

O Convento da Penha fica no alto do Morro da Penha a 154m de altitude e pode ser visto de vários pontos das duas cidades, inclusive quando a gente atravessa a Terceira Ponte que liga Vitória à Vila Velha.A subida até lá pode ser feita de carro, de serviço de van do próprio lugar ou até mesmo a pé (indicado para os mais atletas).

Eu nasci em Vitória e desde criança sempre visitei, guardo muitas lembranças de lá. A vista lá de cima é maravilhosa! Dá para ver a cidade e o Oceano Atlântico.

entrada-convento-da-penha

Entrada da área de visitação do Convento

O passeio pode ser um pouco cansativo, mas ao chegar lá em cima você verá que valeu a pena! Dicas: Leve água, use um sapato confortável e passe protetor solar. Chegando no portal, que mostra a entrada principal, você pode comprar subida e descida de van por R$ 3,50. Também pode subir de carro, pois lá em cima tem estacionamento. Do lado de fora tem várias lojinhas com lembrancinhas e tal. Deixe para comprar a embalagem da água benta no convento e encher lá também!

De van ou de carro você vai subindo por uma trilha de muito verde, no meio da floresta (não pode subir de bicicleta). É rapidinho. Lá em cima vai descer no local chamado Largo do Convento (Campinho) onde ficam estacionados os carros e tem um palco onde ocorrem missas. Já desse local você consegue uma linda vista andando sobre a pedra!

vista-da-montanha-da-penha

Vista do Morro da Penha

Depois de tirar fotos lá da montanha, você vai subir para o Convento entrando na área religiosa através da Ladeira da Penitência. O chão todo de pedras requer um certo cuidado na hora de andar. Depois desse percurso serão 116 degraus de escada, mas não se espante que você se distrai com a natureza e nem vê passar, acredite.

ladeira-da-penitencia

Ladeira da Penitência (ou Ladeira das Sete Voltas)

vista-convento-da-penha

Vista do Largo do Convento (Campinho) lá de cima do próprio

A água benta é de graça, você só paga pela embalagem bonitinha que custa R$ 2 reais. Também enchi uma garrafinha de água mineral vazia que eu já tinha bebido toda depois de tanto exercício rs

agua-benta-convento-da-penha

Água Benta à vontade

Lá de cima a gente vê a imensidão da cidade. O dia estava meio acinzentado e bastante abafado, mas mesmo assim fiquei por um tempo debruçada no parapeito admirando a paisagem. Até nesse dia tinha um casal de noivos fazendo um ensaio fotográfico nas escadas, um belíssimo cenário para ocasião!

vista-do-convento-da-penha

Ir ao Convento da Penha é fazer um passeio pela história. No seu interior tem diversos objetos de séculos atrás. A imagem da Nossa Senhora da Penha não estava no Altar Mor da Igreja, por que estava em reforma. A encontrei na Sala dos Milagres que possui objetos variados e fotos que os fiéis deixam lá como prova de agradecimento por bençãos alcançadas.

dentro-do-convento

Dentro do Convento: imagem de Nossa Senhora da Penha, corredor com obras de arte e parede com placas de agradecimentos

Tem uma parede repleta de placas de agradecimento de variados séculos, uma devoção histórica que passa de geração em geração. Dá para andar por várias salas dentro do Convento, inclusive o Museu de Nossa Senhora da Penha, que infelizmente não deu tempo de visitar.

O endereço do Convento da Penha é: R. Vasco Coutinho, s/n – Prainha, Vila Velha – ES. Fica aberto para visitação de segunda-feira a sábado, de 05:5 até 16:45. No domingo fecha mais tarde, às 17h.

Esse é um dos posts que eu estava a muito tempo querendo fazer, pois adoro minha cidade. Adicionei todas as fotos que tirei em um álbum lá no meu Flickr. Espero que tenha gostado! 🙂

Deixe seu comentário sobre o assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *