Esse é um post de utilidade pública! Muita gente já está cansada de conhecer mas tem gente que ainda não está por dentro dos termos para designar os tipos de perfume. A pronúncia também pode ser uma dúvida recorrente. Eu mesma não sabia dos detalhes, apenas diferenciar um do outro.
Vamos aprender tudo agora.
Geralmente as palavras utilizadas são em francês porque a França tem o maior e mais tradicional mercado nesse ramo. Algumas básicas: Eau é água, Extract é extrato, Cologne é colônia e Parfum é perfume.
Tipos de Perfume
Extract de Parfum (extrato de perfume)
Corresponde ao produto mais nobre da linha, que também é o mais envolvente e o mais ricos dos produtos alcoólicos, possuindo uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% e álcool 96%, durando na pele entre 12 a 20 horas. Ideal para usar somente à noite.
Eau de Parfum (água de perfume) pronúncia: “ô de parfan”
Produto que permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo, onde a base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais, com duração na pele entre 6 a 8 horas. Pode ser usado tanto de dia quanto à noite. Não é muito indicado para dias quentes.
Eau de Toilette (água de toucador) pronúncia: “ô di tualé”
Neste produto específico, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%, com duração na pele entre 4 a 6 horas. Ideal para prática de esportes e para o ambiente de trabalho.
Eau de cologne (água de colônia) pronúncia: “ô de colonie”
Neste tipo, a base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma maior sensação de frescor, apresentando uma concentração de 3 a 5%, com duração efêmera e menor na pele, sendo ideal para o pós-banho e para o verão.
Fragrâncias
São classificadas em sete grupos principais:
Cítricas
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.
Florais
Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.
Filifolhas
Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.
Chipre
Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.
Amadeirados
São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.
Âmbar
Muitas vezes chamados de “orientais”, fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.
Agora é sair experimentando os perfumes e escolher aqueles que mais combinam com você e ficar com aquele cheirinho marcante 🙂
Gosto de várias tipos de fragrâncias! As que não gosto são as muito doces, ao contrário da Má que adora. São tantos perfumes que estou querendo comprar. Pode ser todos dessa imagem aí em cima? hehe
Curtiu?
Beijos!
Texto consultado: 1
6 Comentários