A ideia de diminuir a quantidade de química e deixar o cabelo mais natural, tem atraído muitas brasileiras já fazem alguns anos. As mulheres estão se permitindo e assumindo seus fios como realmente são. Com isso, técnicas como No Poo e Low Poo foram sendo mais divulgadas conquistando adeptas.
O objetivo das duas técnicas é limpar e tratar o cabelo sem remover sua proteção natural e de uma maneira menos agressiva.
Cabelo saudável com No Poo
O No Poo pode ser considerado o mais radical e o mais efetivo para ajudar na transição e manutenção de um cabelo com química para seu estado natural. Assumir os cachos, principalmente mas também pode ser usada em todos os tipos de cabelo. No meu caso que tenho luzes, poderia ajudar a nutrir e retardar o desbotamento natural que a cor sofre com o passar do tempo.
Quando se faz o No Poo não se usa produtos que contenham silicones e petrolatos. Quem aderir ao No Poo precisa usar produtos especiais em todas as etapas dos cuidados capilares. Não pode também usar silicones e petrolatos, como o óleo mineral, vaselina e parafina.
Eu nunca cheguei a fazer a técnica de No Poo, mas tenho sim vontade de testar um dia. Além de shampoo, condicionador também tem que usar máscaras, reparador de pontas e cremes para pentear (leave-in) específicos para no poo. O Co Wash é um tipo de No Poo que limpa o cabelo sem espuma.
Como Fazer
Procure no mercado produtos No Poo autênticos. Confira sempre o rótulo para ver se realmente não tem as substâncias químicas no produto. Limpe o cabelo com o shampoo de sua escolha. Ele não irá fazer quase espuma, mas acredite, estará limpando bem o seu coro cabeludo.
A lista de substâncias que você não deve usar é:
Silicones: Dimethicone, Amodimethicone, Cetearyl methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane, Bis-Aminopropyl Dimethicone
Petrolatos: Mineral Oil (Óleo mineral), Paraffinum Liquidum (Parafina líquida), Isoparafin (Isoparafina), Petrolatum (Petrolato), Vaselin (Vaselina), Dodeceno (Dodecano), Isododeceno (Isododecano), Alkane (Alcano)
Menos química com Low Poo
Já o Low Poo ou Light Poo abrange produtos para os cabelos que usem menos quantidade de química mas que ainda possuem algumas em sua fórmula. Falei aqui no blog sobre Elseve Light Poo e TRESemmé Baixo Poo. Eu acho que essa técnica para meu mim mais fácil de manter. Tem uma grande produtos da Embelleze, Lola Cosméticos, Bio Extratus, Yenzah entre outras marcas.
Gosto muito das duas técnicas e mais ainda do conceito por trás delas. Além de pensar na auto estima das mulheres em se sentir maravilhosas como elas são, gastar menos dinheiro com progressivas e similares, também tem a ver com contaminar menos a natureza. E essa combinação é sucesso garantido para transições capilares.
Eu já estou pensando na minha mudança de visual para daqui a alguns anos. Já tem um bom tempo que faço mechas e aliso os fios. Minha hora de mudar está chegando! E a sua?
Deixe seu comentário! Volte sempre! Beijinhos :*
Mariiii do céu, eu preciso cortar meu cabeloooo! Hehehe! Eu só fiz mechas nos cabelos duas vezes, muitos, muitos anos atrás e acho que fiz escova progressiva também umas duas vezes… Mas, honestamente, eu gosto mais do meu cabelo do jeito que ele é ao natural — uma coisa sem definição, tanto na cor quanto na textura. Eu não tenho muito saco para ficar fazendo escova, chapinha ou cachos, então acho maneiras de manter ele decente com um corte bacana e alguns produtinhos para estilizar — mas, você sabe, eu quase sempre tô com ele preso em um coque. Enfim, espero conseguir cortar ele de novo agora em julho! Dedos cruzados! Não conhecia os processos que você postou… Realmente, bem interessante para quem tem química no cabelo! Beijos!