Viagem: Passeio em Trancoso e Arraial D’Ajuda na Bahia

Quem vai no extremo sul da Bahia, precisa conhecer Trancoso e Arraial D’Ajuda, além de Porto Seguro (veja meu guia aqui). Na minhhaviagem mais recente, aproveitei para explorar a região e comprei um passeio numa agência de turismo.

Para quem não conhece, Trancoso era um antigo povoado fundado pelos colonizadores portugueses no século 16 e descoberto por hippies nos anos 70. A pequena vila se desenvolveu, mas nunca perdeu sua essência. Durante o dia, as belas praias convidam para o passeio ao sol e à noite, restaurantes e lojas instaladas nas singelas casinhas coloridas do Quadrado lançam discretos pontos de luz que contrastam com a escuridão do céu. Por traz deste cenário bucólico, a sofisticação também dá as caras: pousadas luxuosas com serviço apurado recebem um público que vai de descolados a vips. (Descrição adaptada do Guia 4 Rodas)

É muito comum ter vários locais vendendo passeios, mas quem quiser também pode alugar carro (sai mais caro por causa de combustível e estacionamento). Fui na agência mais próxima do meu hotel e escolhi a ida para Trancoso, com uma passada rápida em Arraial. O valor barato de R$25 reais (hoje aumentou para R$35) e a praticidade de me levarem e trazerem ao hotel, também me estimulou a ir.

O trajeto do passeio é: Saída às 8 da manhã do hotel rumo à Trancoso para conhecer O Quadrado e ir para praia. Depois, uma volta em Arraial D’Ajuda. A volta pro hotel é marcada para 17 horas, totalizando 9 horas de passeio. O trajeto de ida escolhido não é dos melhores e mais curtos. Para chegar em Trancoso, tivemos que pegar a rodovia e depois outro percurso com buracos e curvas. Passamos em um lugar para provar cocadas e licores típicos que não eram bons. Essa parte poderia tranquilamente eliminada do passeio.

Como eu já conheço um pouco, esperava que fôssemos pelo melhor caminho, ou seja, pela balsa (Arraial e Trancoso ficam do outro lado do Rio Buranhém), mas mas o guia/motorista disse que só a volta seria pela balsa para diminuir os gastos. A balsa custa R$ 13 por carro + R$ 3,50 por acompanhante do motorista de segunda até sábado das 6h às 22h e R$ 16 + R$ 3,50 por acompanhante aos domingos, feriados e de segunda a sábado das 22h às 6h. Por isso tivemos que pegar a BR e passar um leve martírio que demorou 2 horas (!!!). Já a travessia de balsa de Porto Seguro para Arraial demoraria 10 minutos.

Depois de uma longa viagem, chegamos em Trancoso. A primeira parada foi no Quadrado (Quadrado Histórico de Trancoso), que na verdade é um grande retângulo gramado com um conjunto de casas antigas ao seu redor, tendo ao fundo a tradicional Igreja de São João Batista erguida em 1656. Esse lugar fica no alto e a vista panorâmica do mirante atrás da igreja rende as melhores fotos.

o-quadrado-em-trancoso-bahia
igreja-sao-joao-batista-trancoso
vista-panoramica-trancoso-bahia

As casas históricas que rodeiam o gramado, tem grande valor de mercado nos dias de hoje. Muitas viraram comércio e outras foram compradas por estrangeiros. Chegamos a ver uma dessas por dentro (não pude tirar foto), toda detalhadamente decorada com peças rústicas caras. O preço dessas casinhas coloridas está alcançando milhões de reais!

casas-e-artesanato-o-quadrado-trancoso

O nosso guia/motorista nos contou que durante a noite o lugar também é especial, pois as árvores ficam todas iluminadas à luz de velas, uma ótima opção para jantar. Veja uma relação de restaurantes no Quadrado clicando aqui. Também é um lugar muito bom para almoçar e tomar um drink, mas como fui domingo tudo estava fechado.

Dica: Neste passeio, aconselho usar um sapato que proteja o pé e levar as havaianas na bolsa. Você passa por locais sem asfalto, de barro mesmo e além disso ainda tinha chovida no dia anterior e havia lama, além de eventuais fezes de cavalo pelo chão. Não esqueça de levar o básico, como protetor solar, um chapéu, óculos escuros, uma garrafinha de água e um dinheirinho para comprar artesanato.

Depois de conhecer o Quadrado, seguimos para a Praia dos Nativos, local que a gente passaria a maior parte do tempo do passeio. Vale também conhecer a Praia dos Coqueiros e do Rio Verde. Para chegarmos na praia, atravessamos uma passarela de madeira construída sobre um manguezal cheio de caranguejos e siris.

passarela-sobre-o-manguezal-trancoso

Existem barracas de praia grandes e boas como a Uxua Casa Hotel & Spa e o Café de La Musique (Praia dos Coqueiros) e a Flye Beach Club (Praia dos Nativos). São as mais badaladas.

Ficamos em uma barraca de praia (não lembro o nome), indicada pelo nosso guia, organizada e limpinha. O único porém, de todas elas aliás, é o preço salgado. Ainda tem algumas que cobram consumação mínima, se informe antes. Se você for para almoçar ao invés de só lanchar quitutes vendidos na areia, prepare o bolso para gastar.

Tem muita comida típica gostosa como: moqueca de peixe, bobó de camarão, peixe assado e casquinha de siri. Eu pedi iscas de frango empanadas, que estavam com um leve gosto de peixe, imagino que devem ter usado o mesmo óleo para fritar, mas fora isso estava bom. Que eu me lembre, paguei uma faixa de R$40 reais na isca (porção para dois) mais a bebida.

O mar, na época que estive lá, estava cheio de algas marinhas. No resto do ano, a água é limpa e tranquila em várias partes. Além do marzão, tem o Rio Trancoso que deságua ali formando uma lagoa rasa boa para se banhar e possível de atravessar.

praia-dos-nativos-trancoso
praia-trancoso
praia-trancoso-1
trancoso-barraca

Depois de aproveitar a praia, seguimos para Arraial D’ajuda. Fomos na região onde fica a igreja Nossa Senhora D’Ajuda que tem uma praça rodeada de lojinhas de artesanato. Tem muitas lembrancinhas mas achei que em Porto Seguro tem mais variedade e preço mais em conta.

lojinhas-artesanato-arraial-djuda

Ali tem várias opções de sobremesa e lanche da tarde: milho verde, sorvete, docinhos, pipoca… Eu tomei uma bola de sorvete (achei super aguado) e comi um brownie de chocolate gostoso. Custaram R$2 reais cada.

igreja-nossa-senhora-djuda-arrial

Atrás da igreja tem um muro coberto de fitinhas do Senhor do Bom Fim onde as pessoas fazem seus pedidos ao amarrá-las. Estavam vendendo as fitinhas e me deu preguiça de comprar. O que gostei mesmo foi a vista panorâmica, que vale parar alguns minutos para olhar.

muro-fitinhas-senhor-do-bom-fim-arraial
arraial-djuda-panoramica

Depois ainda demos uma volta de carro pela Rua Broadway e Rua do Mucugê, a mais animadas da noite de Arraial. Tem muitas lojas, bares, restaurantes, galerias e gente bonita caminhando pra lá e pra cá. Mas esse assunto fica para outra postagem!

Para terminar o passeio com chave de ouro, atravessamos de balsa de volta para Porto Seguro admirando o pôr do sol. O passeio todo é de 8:00 com volta às 17:00. A van leva e deixa no seu hotel (vai passando de um por um para deixar os passageiros, que em geral são 15 pessoas).

por-do-sol-balsa-arraial
balsas-arraial-porto-seguro-bahia

Espero que tenha gostado do meu relato sobre esse passeio pela Bahia, uma terra que tem uma natureza incrível e um povo muito alegre. Apesar do perrengue no começo, achei que no final das contas valeu a pena! Conheci mais da história e cultura do povo baiano, além de me divertir.

Você já foi a algum desses lugares? Deixa seu comentário e compartilhe sua opinião que vou adorar saber.

Deixe seu comentário sobre o assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *