Assisti o workshop de culinária do chef Thiago Castanho no Rio Gastronomia faz um tempo, mas sabe aquelas ocasiões que ficam na memória? Ele fez uma receita, passo a passo, de uma sobremesa com ingredientes típicos do Norte do Brasil. Teve jambu, bacuri e cumaru. Já ouviu falar? Com seu jeito carismático e sereno, o chef paraense que comanda o Remanso do Peixe e do Bosque, em Belém, ensinou a sobremesa e deu várias dicas.
O chef Thiago Castanho começou distribuindo uma provinha de cachaça de jambu. É aquela fruta famosa que dá dormência na boca. Preciso confessar sinceramente que eu não gostei. A sensação é desagradável, parece que anestesia a língua e o céu da boca todo! Dei só um gole para provar, e em seguida comecei a beber muita água. Esse treme treme não é comigo mesmo, mas quem não provou, vale a pena para experimentar uma novidade!
Depois disso, foram passando de mão em mão os potes com ingredientes exóticos para a gente poder conhecer melhor. Teve jambu, açaí, fava de baunilha, bacuri, cumaru e cacau. Ao mesmo tempo o chef Thiago Castanho foi ensinando a fazer uma sobremesa especial escolhida para o workshop de culinária.
A sobremesa muito bem elaborada, com diversos sabores e texturas, foi feia com bacuri sagu de hibiscus, suspiro de jambu, além de pão de tapioca com tofee de cumaru com tapioca caramelizada com sorvete de castanha. Para finalizar, macarrão de arroz caramelizado e raspadinha de muruci e hortelã.
Achei o sabor dessa sobremesa bem leve, com pouco doce. Gostinho de fruta natural mesmo!
Bem interessante, né? O sagu fez lembrar minha mãe que fazia quando eu era criança. Ficou muito gostosinho ele azedinho e feito com hibiscus. Tá aí uma nova utilidade dessa flor, além do tradicional chá.
Todo ano tem Rio Gastronomia no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Gosto muito deste evento e já marquei presença por dois anos seguidos, por ter uma ótima estrutura, palestras, workshops com degustação gratuitos (como este que eu fui), food trucks, várias comidinhas gostosas de chefs e restaurantes famosos e muito mais.