Essa receite é super fácil e rápida de fazer, do jeito que eu gosto. Coleslaw nada mais é do que uma salada de repolho, muito consumida nos Estados Unidos. Feita com ingredientes frescos e crus, vai dar todo um toque refrescante na sua alimentação. A história da famosa salada Coleslaw diz que ela foi introduzida na cultura americana pelos holandeses que fundaram a cidade de Nova Iorque. O nome Coleslaw vem do holandês “koolsla”, que significa literalmente salada de repolho (kool = repolho, sla = salada).
Em vários restaurantes em Orlando, e mesmo nos parques Walt Disney World, é comum ver esta salada nos menus como opção de acompanhamento para pratos e lanches. Geralmente você tem a opção de escolher entre coleslaw ou french fries (batata frita). Para você ver que as vezes tem uma opção mais light para maneirar um pouco durante a viagem, que é uma das mais engordativas ever! rs
Ingredientes
Para fazer a salada Coleslaw você vai precisar de:
– 1/2 repolho verde* cortado em fatias finas
– 1 ou 2 cenouras raladas
– 1/2 xícara de vinagre de maçã
– 3 colheres de sopa de maionese
– 1/2 xícara de creme de leite
– 1 colheres de sopa de açúcar
– Sal e pimenta do reino a gosto
* É uma ótima pedida misturar o repolho verde com o repolho roxo, neste caso duplique a quantidade dos ingredientes.
Dica: Para uma salada mais leve, opte por creme de leite e maionese em versão light.
Em uma tábua corte o repolho em fatias fininhas. Você também pode ralar ou usar o processador, mas eu prefiro cortar em fatias para conseguir um tamanho legal para cada pedacinho. Depois, rale a cenoura em um ralador mais fino do que aquele tradicional para que o acabamento dela fique mais delicado.
Se você quiser que o repolho fique levemente crocante, deixe-o depois de ralado, de molho em um recipiente com água gelada por 1 hora. Já comi das duas maneiras, gosto de ambos! Quando se faz esse procedimento, o repolho fica mais durinho, parecendo realmente fresco.
Misture todos os outros ingredientes em um bowl e jogue por cima do repolho com cenoura. Com um garfo (ou com as mãos) vá encorpando o molho com o restante.
Coloque na geladeira por 1 hora e sirva. É interessante ver que o açúcar quebra a acidez do vinagre e o creme de leite tira o gosto forte de maionese, que praticamente desaparece, só deixando a cremosidade.
O segredo dessa salada é misturar tudo e ir provando para ver se está do seu gosto. Tem pessoas que gostam dela mais cítrica, outras não. Se quiser que o sabor fique mais forte, coloque mais vinagre ou limão, se quiser mais leve, aí adicione mais creme de leite.
A salada Coleslaw vai muito bem com a comida do dia a dia (especialmente carnes) e acredite, fica muito boa dentro do cachorro quente ou hambúrguer! Experimente e me diga se também gosta 🙂